Workshops e Formações

 

PROGRAMA SLOW SCHOOL

 

Dinamização de um programa denominado ‘SLOW SCHOOL’ constituído for formas de Educação Não Formal e dirigido a diferentes públicos (escolar, famílias, crianças, público em geral, etc.) onde constem diversas atividades como workshops, oficinas, ateliers, eventos, palestras, e outros que permitam tornar o mundo e a vida como um recurso educativo multifacetado e transdisciplinar para ser abordado numa perspetiva de educação lenta.

 

A Slow School, uma das ramificações do ‘Movimento Slow’, na sua filosofia geral pauta-se por, valorizar uma pedagogia que não é possível de ser veiculada pelo sistema apressado de ensino, com a sua ênfase na fragmentação e especialização do conhecimento, nas metas e sucessos quantitativos, na pressão, no acumular de informações, na competitividade, na padronização e homogeneização dos ritmos e formas de aprendizagem, currículos ou metodologias. A educação lenta pode criar identidade a partir da forma como organiza o espaço e tempo educativos, os conteúdos e os métodos que assentam nos princípios que gerem o movimento slow em geral.

 

Com a educação lenta, pretende-se que a aprendizagem seja um caminho não apressado, no qual o aprendente possa formar-se descobrindo e descobrindo-se, perdendo-se por percursos e pormenores escondidos, usufruindo da viagem ao invés de se centrar na chegada, trocando salas de aula por avenidas e transformando folhas de árvores em páginas de livros. A escola do vagar deve permitir dar tempo ao tempo, abrir-se ao não programado, dar margem para a reflexão, para a descoberta, a experimentação, a criatividade e o desenvolvimento holístico. Deve permitir maravilhar-se e envolver-se, resolver problemas, questionar-se, pensar mas também emocionar-se... a pedagogia Slow School, deve assim largar o paradigma da aprendizagem superficial por uma mais profunda trocando o acumular rápido e ininterrupto de informações e facilitando que a informação se torne em conhecimento e sobretudo que o conhecimento se transforme em sabedoria.