Simplicidade Voluntária / Downshifting

Qualquer coisa em excesso…é a falta de qualquer coisa.

Provérbio árabe      

Vida simples ou simplicidade voluntária é um estilo de vida no qual os indivíduos conscientemente escolhem minimizar a preocupação com o "quanto mais melhor", em termos de riqueza e consumo. Os seus adeptos escolhem uma vida simples por diferentes razões que podem estar ligadas à espiritualidade, saúde, qualidade de vida e do tempo passado com a família e amigos, redução do stress, preservação do meio ambiente, justiça social ou anti-consumismo, enquanto outros escolhem viver mais simplesmente por preferência pessoal ou por razões económicas - embora a vida simples seja essencialmente uma escolha e nada tenha a ver com "pobreza forçada". 

A pobreza é involuntária e debilitante, a simplicidade é voluntária e mobilizadora, sublinha Duane Elgin, autor do livro Simplicidade Voluntária. A simplicidade significa fazer um esforço consciente para descobrir o que realmente é importante e abrir mão do que é supérfluo, descobrindo assim que uma vida mais frugal exteriormente pode ser muito mais rica e abundante interiormenente.

Embora o ascetismo possa assemelhar-se à simplicidade voluntária, aqueles que aderem à vida simples nada têm de ascéticos. Simplicidade voluntária é um conceito que tem tantas definições como indivíduos que a praticam. As pessoas que praticam a simplicidade voluntária, agem conscientemente para reduzir as suas necessidades de comprar serviços e bens e, por extensão, reduzir também a necessidade de vender o seu tempo por dinheiro. Alguns usarão as horas extra para ajudar os seus familiares ou a sociedade, outros preferem trabalho voluntário, alguns dedicar-se-ão a um hobby ou actividade criativa, cultural, artística, intelectual, manual, física ou social que os preencha, outros poderão dividir o seu tempo harmoniosamente por várias áreas e podem também dedicar-se ao seu desempenho profissional de forma mais equilibrada. O tempo é sempre utilizado para melhorar a própria qualidade de vida, fazendo actividades de auto desenvolvimento ou em prol dos outros.