CONVERSAS SLOW

Experiências Slow que nos inspiram

Uma dinâmica que visa apresentar pessoas e projetos que, ao longo do seu percurso e experiências diversas, encontraram na filosofia Slow um propósito de vida e se tornaram numa verdadeira inspiração.
Conheça as suas histórias de ambição e perseverança, os seus momentos menos bons, que também fazem parte da vida, e inspire-se pelo seu caminho rumo ao equilíbrio. 

Conversas Slow Geral.png

PRÓXIMA EDIÇÃO

A definir *

A próxima Conversa Slow está "no forno".

Se quiser ficar a par das nossas notícias, subscreva a nossa newsletter: comprometemo-nos a apenas enviar uma por mês, para não sobrecarregar a sua caixa de correio eletrónico.

Porque as coisas boas levam o seu tempo!

* Estas atividades decorrem através da plataforma Zoom e são gravadas, sendo transmitidas em direto e difundidas posteriormente.

EDIÇÃO #18

Comunicação Humanizada

com Carla Resende

Comunicação Humanizada, aquela que contraria a comunicação acelerada, que respeita os ritmos e os limites individuais, serviu de base à nossa reflexão nesta edição de mais uma Conversa Slow.

 
A nossa convidada de maio, que partilhou connosco a sua visão sobre este tema, é Carla Resende.

ConversasSlow_maio2022.jpg
ConversasSlow_CibeleCastro.png

EDIÇÃO #17

Desacelerar para não adoecer

Com Cibele Castro

 

Sabia que respeitar o seu ritmo e os seus limites tem um impacto positivo na sua saúde física e mental? 


Para nos falar deste assunto, no mês de abril convidámos Cibele Castro - Slow Life.

 

A Conversa, com o tema “Desacelerar para não adoecer”, já se encontra disponível on-line.


Que seja uma partilha tão inspiradora para vocês como foi para todos nós!

EDIÇÃO #16

Desculpas para ler em tempo de pressa

com Rita Ferreira

A nossa convidada é Rita França Ferreira, consultora de marketing e criadora de conteúdos, apaixonada por marcas e por boas histórias. Fundou a Caracol nas Entrelinhas, que escreve histórias para marcas de palavra e o projeto de promoção de leitura, Desculpas para Ler (recurso de escrita e de leitura do Plano Nacional de Leitura), porque acredita que a leitura é sempre uma boa desculpa.

Se refere a falta de tempo como a desculpa mais frequente para não ler, então a Rita França Ferreira diz-nos que esta é uma falsa questão.

Modelo Divulgação Conversas Slow.png
Conversas Slow Fev2022.png

EDIÇÃO #15

Meditação Slow

com Malone Rodrigues

A Meditação Slow é uma filosofia voltada para auxiliar o relacionamento saudável com o tempo, através de práticas de treino mental, atenção plena e relaxamento.

O nosso convidado é filósofo, no momento a frequentar o curso de psicologia. Professor universitário. É especialista em psicologia positiva, e ciência do bem-estar, instrutor de meditação e criador do conceito e método da Meditação Slow.

EDIÇÃO #14

O que vemos quando desaceleramos

Com Sofia Pereira e Mónica Menezes

 

Na primeira Conversa Slow do ano decidimos convidar Sofia Pereira para connosco refletir sobre «O que vemos quando desaceleramos».

Conduzida por Mónica Menezes, uma recém associada da Slow Movement Portugal, o convite é  olhar para o mundo com as lentes Slow e perceber o que pode mudar quando desaceleramos.

A Sofia Pereira é a atual Presidente da Slow Movement Portugal, fundadora da Academy4you e da Academia Pais Sem pressa e autora do livro "Slow - 50 Exercícios para desacelerar".

Conversas Slow_202201.jpg
Conversas Slow_BrincadeirasSlow.png

EDIÇÃO #13

Brincadeiras slow

Convidada: Flávia Alves

 

Uma das sonhadoras-fazedoras do BioAventuras, onde se partilha uma enorme paixão pela Natureza, pelo brincar natural e pela educação ao ar livre.

A Flávia é “mãe naturalista”. Prefere os habitats aquáticos e dar a conhecer seres marinhos estranhos. Adora meter os pés na lama, sentir a chuva a cair e qualquer vivência sensorial com muita natureza! Criativa incurável e grande ativista do brincar livre, cativa as famílias a embarcarem rumo a infância(+vida) mais natural.

EDIÇÃO #12

Educação sem pressa

 

Convidados:

 

José Pacheco - Professor, Pedagogo, Fundador da 'Escola da Ponte', dinamizador de vários projetos educacionais
 

Joan Domenech Francesch - Professor, Pedagogo, autor do Livro 'Elogio de la Educacion Lenta', dinamizador de vários projetos educacionais

Conversas Slow_EducacaoSemPressa.jpg
Economia Slow_BannerConversas.jpg

EDIÇÃO #11

Economia slow

Convidado: Emídio Ferra

Emídio é fundador do projeto “Empowerment To Live – Empreendedorismo e Inovação”, inserido numa Associação que investiga, desenvolve e promove as áreas do Financiamento Alternativo e Ético, da Bioeconomia do Empreendedorismo Orgânico, do Desenvolvimento Sustentável, do Florescimento Humano, da Educação Alternativa e da Formação e Capacitação.

Emídio Ferra partilha connosco, nesta conversa, a sua visão para uma Economia Slow: "Os Ciclos da Economia têm de estar em paridade com os Ciclos da Vida". Afinal de contas, a própria palavra "Economia" significa, literalmente, "gerir a casa". Nesta visão, é necessário ir um pouco mais além e (re)aprender a "cuidar da casa-comum", com respeito pela vida.

EDIÇÃO #10

Moda slow

Convidada: Cátia Santos

 

A conversa do mês de outubro foi com a Cátia, que adora moda e tem uma missão: ajudar outras pessoas na sua transformação para um consumo mais consciente e fazer parte de uma comunidade de pessoas que querem revolucionar a moda que conhecemos.

O site da Cátia, Lady in Green, nas suas próprias palavras "surgiu quando assisti ao documentário The True Cost e percebi que estava a contribuir para uma indústria que não está alinhada com aquilo em que acredito".

CatiaSantos_Alteracao_28Outubro.JPG
Conversas Slow_Turismo Slow.png

EDIÇÃO #9

Turismo Slow

Convidado: Filipe Gomes

Filipe Morato Gomes é natural do Porto. Tem 50 anos de idade, trabalhou na área do multimédia durante mais de uma década e é fundador do projeto Alma de Viajante, um dos mais conceituados blogues de viagens de Portugal.
Percorre o mundo em busca de histórias e pessoas que dão vida às suas crónicas: esteve em mais de 100 países, fez duas viagens de volta ao mundo de longa duração mas, sempre que possível, viaja dentro de portas para partilhar o que de melhor existe em Portugal. 
Prefere aldeias sem asfalto aos grandes centros urbanos e, desde que não esteja confinado a um resort, sente-se bem tanto na selva amazónica como no deserto central do Irão, nas montanhas do Tibete ou numa aldeia do interior de Portugal.

EDIÇÃO #8

Alimentação slow

Convidados: Raquel Amaral e José João

A conversa do mês de junho centrou-se na alimentação enquanto garante de uma saúde individual e coletiva, abordando os aspetos da proximidade local na produção, distribuição e transformação, bem como os aspetos da proximidade, que consideramos ser essencial na nutrição da espécie humana, em sentido lato, enquanto indivíduos e enquanto comunidade.

Tivemos connosco a Raquel Amaral e o José João Rodrigues, que participam no projeto Grupo de Consumo "Horta na Cidade", em Coimbra (respetivamente, como consumidora e como produtor).

Para saber mais sobre a Raquel e o Grupo de Consumo:

- Vídeo no youtube AQUI

- Página de Facebbok AQUI

Conversas_AlimentacaoSlow 3.jpg
conversas slow espiritualidade.png

EDIÇÃO #7

Espiritualidade slow

Convidado: Malone Rodrigues

 

Malone Rodrigues foi Frei durante 10 anos na Ordem dos Frades Menores (OFM) na Província do Rio Grande do Sul, Brasil. Atuou como voluntário na Região Amazónica, junto a comunidades ribeirinhas, indígenas e imigrantes venezuelanos em Roraima.
É membro da comunidade Mundial de Meditação Cristã e trabalha atualmente na Pró-reitora de Identidade Institucional (PROIIN) da PUCRS, coordenando e promovendo atividades de meditação, interioridade e projeto de vida. Desenvolve pesquisas sobre o impacto da meditação no ambiente académico.

EDIÇÃO #6 | slow work

Convidada: Ana Fragoso

 

Brasileira, 41 anos, residente no Brasil, a Ana é mentora de Slow Marketing para iniciativas conscientes. Idealizadora da primeira Formação em Slow Marketing, no Brasil, ensina profissionais de desenvolvimento humano a fazerem o seu próprio marketing sem se agredirem a si mesmos e aos outros.

"Acredito no tempo certo para tudo. Tem hora para ser pequeno, médio e grande. Tem hora para plantar e hora para colher. E tudo isso leva tempo. Mas esse tempo que leva é bom porque você quer um negócio que sustente sua vida e o ritmo que decidiu ter para vivê-la. E é através do Slow Marketing que levo adiante essa filosofia."

A sua página: www.anafragoso.com

ConversasSlow_SlowWork.jpg
Conversas Slow Living.png

EDIÇÃO #5 | slow living

Convidada:

Ana Milhazes

A Ana Milhazes, tem 36 anos, é socióloga, coach, activista, instrutora de Yoga, autora do blogue“Ana, Go Slowly” e do livro “Vida Lixo Zero” e fundadora do movimento Lixo Zero Portugal.
Acredita que a sua missão é tornar o mundo um lugar melhor e semear pequenas (grandes) mudanças para uma vida mais simples, sustentável e feliz. Já realizou mais de 200 palestras e workshops em escolas, empresas e em vários eventos, em que "minimalismo, desperdício zero, slow living, organização, hábitos saudáveis, yoga e meditação são os temas principais, com o propósito de inspirar a mudança em direção a uma vida mais simples, sustentável, feliz e consciente.

EDIÇÃO #4 | slow planet

 

Projeto "É Pra Amanhã"

 

"E se mostrar soluções e contar uma história positiva fosse a melhor forma de resolver as crises ecológicas, económicas e sociais que atravessam o nosso mundo?​"

Tivemos connosco dois dos seis amigos que constituem esta equipa: o Edgar Rodrigues e o Luís Costa.

Uma história  que nos traz uma janela para tantas outras histórias mesmo aqui ao lado, em Português: deixe-se inspirar por um caminho rumo ao futuro.

ConversasSlow_SlowPlanet.jpg
Conversas Slow_slow medicine.png

EDIÇÃO #3 | slow medicine

- ELSA MOURÃO

Médica Emergencista durante mais de 20 anos, com formação em cuidados paliativos, tendo trabalhado durante 10 anos na urgência hospitalar de dois grandes hospitais de Lisboa. É fundadora da Associação LInQUE. e coordena atualmente o Projeto Amadora Compassiva.

 

- JOSÉ DE CAMPOS VELHO

Membro da equipa da Slow Medicine Brasil, médico geriatra e clínico geral. Durante muitos anos trabalhou em Atenção Primária, em saúde  pública, em prática de Medicina de Família e atendimento de urgência, tendo-se especializado em Geriatria e trabalhando há mais de 20 anos em atendimento ambulatorial, atualmente em consultório privado, assistência em Medicina Interna em hospitais de grande porte em São Paulo e em assistência domiciliar, particularmente a idosos fragilizados. 

EDIÇÃO #2

- RAQUEL TAVARES

Raquel Tavares nasceu em 1969. É licenciada em Antropologia Social e tem uma pós-graduação em Psicologia Educacional. Trabalhou na área da intervenção comunitária e na educação de adultos. O associativismo, a solidariedade e o voluntariado fazem parte do seu quotidiano. Ao longo da sua vida desenvolveu uma necessidade imperiosa de movimento feito de tranquilidade. Sempre precisou de calma para refletir e digerir as informações e os estímulos externos e assim, nasceu o seu interesse pelos modos de vida mais brandos, que surgem como contra corrente ao mundo acelerado. Em 2009, surgiu-lhe a ideia de formar uma associação com base nos princípios de uma tendência internacional, mas ainda muito pouco falada na altura. Com um grupo de amigos, deu corpo a essa ideia e é assim que surge o Movimento Slow Portugal.
É a fundadora e Presidente da Slow Movement Portugal e autora do livro Slow - As Coisas Boas Levam Tempo.

Conversas SlowPT 2
ConversasSlow_1_CarlHonore.png

EDIÇÃO #1

- CARL HONORÉ

Carl Honoré é jornalista e vive em Londres. Escritor premiado e palestrante do TED. Carl Honoré viaja pelo mundo para ensinar às pessoas a prosperar num mundo cada vez mais frenético. Como? Desacelerando. Publicados em 35 línguas, os seus livros chegaram às listas de bestseller em muitos países. Os seus três primeiros livros dão-nos a conhecer os motivos pelos quais mais rápido nem sempre é melhor e como desacelerar pode ajudar-nos a conquistar uma vida com mais significado, mais feliz e mais produtiva. É a voz do Movimento Slow internacional e sócio honorário do Slow Movement Portugal !