CONVERSAS SLOW

Edições on-line (através do aplicativo Zoom), posteriormente colocadas no nosso canal do Youtube.

Uma dinâmica que visa apresentar pessoas e projetos que, ao longo do seu percurso e experiências diversas, encontraram na filosofia Slow um propósito de vida e se tornaram numa verdadeira inspiração.
Conheça as suas histórias de ambição e perseverança, os seus momentos menos bons, que também fazem parte da vida, e inspire-se pelo seu caminho rumo ao equilíbrio. 

Conversas Slow_BrincadeirasSlow.png

PRÓXIMA EDIÇÃO

13 dezembro | 21:30

Brincadeiras slow

Convidada: Flávia Alves

 

Uma das sonhadoras-fazedoras do BioAventuras, onde se partilha uma enorme paixão pela Natureza, pelo brincar natural e pela educação ao ar livre.

A Flávia é “mãe naturalista”. Prefere os habitats aquáticos e dar a conhecer seres marinhos estranhos. Adora meter os pés na lama, sentir a chuva a cair e qualquer vivência sensorial com muita natureza! Criativa incurável e grande ativista do brincar livre, cativa as famílias a embarcarem rumo a infância(+vida) mais natural.

Evento gratuito sujeito a pré-inscrição.

EDIÇÃO #12

Educação sem pressa

 

Convidados:

 

José Pacheco - Professor, Pedagogo, Fundador da 'Escola da Ponte', dinamizador de vários projetos educacionais
 

Joan Domenech Francesch - Professor, Pedagogo, autor do Livro 'Elogio de la Educacion Lenta', dinamizador de vários projetos educacionais

Conversas Slow_EducacaoSemPressa.jpg
Economia Slow_BannerConversas.jpg

EDIÇÃO #11

Economia slow

Convidado: Emídio Ferra

Emídio é fundador do projeto “Empowerment To Live – Empreendedorismo e Inovação”, inserido numa Associação que investiga, desenvolve e promove as áreas do Financiamento Alternativo e Ético, da Bioeconomia do Empreendedorismo Orgânico, do Desenvolvimento Sustentável, do Florescimento Humano, da Educação Alternativa e da Formação e Capacitação.

Emídio Ferra partilha connosco, nesta conversa, a sua visão para uma Economia Slow: "Os Ciclos da Economia têm de estar em paridade com os Ciclos da Vida". Afinal de contas, a própria palavra "Economia" significa, literalmente, "gerir a casa". Nesta visão, é necessário ir um pouco mais além e (re)aprender a "cuidar da casa-comum", com respeito pela vida.

EDIÇÃO #10

Moda slow

Convidada: Cátia Santos

 

A conversa do mês de outubro foi com a Cátia, que adora moda e tem uma missão: ajudar outras pessoas na sua transformação para um consumo mais consciente e fazer parte de uma comunidade de pessoas que querem revolucionar a moda que conhecemos.

O site da Cátia, Lady in Green, nas suas próprias palavras "surgiu quando assisti ao documentário The True Cost e percebi que estava a contribuir para uma indústria que não está alinhada com aquilo em que acredito".

CatiaSantos_Alteracao_28Outubro.JPG
Conversas Slow_Turismo Slow.png

EDIÇÃO #9

Turismo Slow

Convidado: Filipe Gomes

Filipe Morato Gomes é natural do Porto. Tem 50 anos de idade, trabalhou na área do multimédia durante mais de uma década e é fundador do projeto Alma de Viajante, um dos mais conceituados blogues de viagens de Portugal.
Percorre o mundo em busca de histórias e pessoas que dão vida às suas crónicas: esteve em mais de 100 países, fez duas viagens de volta ao mundo de longa duração mas, sempre que possível, viaja dentro de portas para partilhar o que de melhor existe em Portugal. 
Prefere aldeias sem asfalto aos grandes centros urbanos e, desde que não esteja confinado a um resort, sente-se bem tanto na selva amazónica como no deserto central do Irão, nas montanhas do Tibete ou numa aldeia do interior de Portugal.

EDIÇÃO #8

Alimentação slow

Convidados: Raquel Amaral e José João

A conversa do mês de junho centrou-se na alimentação enquanto garante de uma saúde individual e coletiva, abordando os aspetos da proximidade local na produção, distribuição e transformação, bem como os aspetos da proximidade, que consideramos ser essencial na nutrição da espécie humana, em sentido lato, enquanto indivíduos e enquanto comunidade.

Tivemos connosco a Raquel Amaral e o José João Rodrigues, que participam no projeto Grupo de Consumo "Horta na Cidade", em Coimbra (respetivamente, como consumidora e como produtor).

Para saber mais sobre a Raquel e o Grupo de Consumo:

- Vídeo no youtube AQUI

- Página de Facebbok AQUI

Conversas_AlimentacaoSlow 3.jpg
conversas slow espiritualidade.png

EDIÇÃO #7

Espiritualidade slow

Convidado: Malone Rodrigues

 

Malone Rodrigues foi Frei durante 10 anos na Ordem dos Frades Menores (OFM) na Província do Rio Grande do Sul, Brasil. Atuou como voluntário na Região Amazónica, junto a comunidades ribeirinhas, indígenas e imigrantes venezuelanos em Roraima.
É membro da comunidade Mundial de Meditação Cristã e trabalha atualmente na Pró-reitora de Identidade Institucional (PROIIN) da PUCRS, coordenando e promovendo atividades de meditação, interioridade e projeto de vida. Desenvolve pesquisas sobre o impacto da meditação no ambiente académico.

EDIÇÃO #6 | slow work

Convidada: Ana Fragoso

 

Brasileira, 41 anos, residente no Brasil, a Ana é mentora de Slow Marketing para iniciativas conscientes. Idealizadora da primeira Formação em Slow Marketing, no Brasil, ensina profissionais de desenvolvimento humano a fazerem o seu próprio marketing sem se agredirem a si mesmos e aos outros.

"Acredito no tempo certo para tudo. Tem hora para ser pequeno, médio e grande. Tem hora para plantar e hora para colher. E tudo isso leva tempo. Mas esse tempo que leva é bom porque você quer um negócio que sustente sua vida e o ritmo que decidiu ter para vivê-la. E é através do Slow Marketing que levo adiante essa filosofia."

A sua página: www.anafragoso.com

ConversasSlow_SlowWork.jpg
Conversas Slow Living.png

EDIÇÃO #5 | slow living

Convidada:

Ana Milhazes

A Ana Milhazes, tem 36 anos, é socióloga, coach, activista, instrutora de Yoga, autora do blogue“Ana, Go Slowly” e do livro “Vida Lixo Zero” e fundadora do movimento Lixo Zero Portugal.
Acredita que a sua missão é tornar o mundo um lugar melhor e semear pequenas (grandes) mudanças para uma vida mais simples, sustentável e feliz. Já realizou mais de 200 palestras e workshops em escolas, empresas e em vários eventos, em que "minimalismo, desperdício zero, slow living, organização, hábitos saudáveis, yoga e meditação são os temas principais, com o propósito de inspirar a mudança em direção a uma vida mais simples, sustentável, feliz e consciente.

EDIÇÃO #4 | slow planet

 

Projeto "É Pra Amanhã"

 

"E se mostrar soluções e contar uma história positiva fosse a melhor forma de resolver as crises ecológicas, económicas e sociais que atravessam o nosso mundo?​"

Tivemos connosco dois dos seis amigos que constituem esta equipa: o Edgar Rodrigues e o Luís Costa.

Uma história  que nos traz uma janela para tantas outras histórias mesmo aqui ao lado, em Português: deixe-se inspirar por um caminho rumo ao futuro.

ConversasSlow_SlowPlanet.jpg
Conversas Slow_slow medicine.png

EDIÇÃO #3 | slow medicine

- ELSA MOURÃO

Médica Emergencista durante mais de 20 anos, com formação em cuidados paliativos, tendo trabalhado durante 10 anos na urgência hospitalar de dois grandes hospitais de Lisboa. É fundadora da Associação LInQUE. e coordena atualmente o Projeto Amadora Compassiva.

 

- JOSÉ DE CAMPOS VELHO

Membro da equipa da Slow Medicine Brasil, médico geriatra e clínico geral. Durante muitos anos trabalhou em Atenção Primária, em saúde  pública, em prática de Medicina de Família e atendimento de urgência, tendo-se especializado em Geriatria e trabalhando há mais de 20 anos em atendimento ambulatorial, atualmente em consultório privado, assistência em Medicina Interna em hospitais de grande porte em São Paulo e em assistência domiciliar, particularmente a idosos fragilizados. 

EDIÇÃO #2

- RAQUEL TAVARES

Raquel Tavares nasceu em 1969. É licenciada em Antropologia Social e tem uma pós-graduação em Psicologia Educacional. Trabalhou na área da intervenção comunitária e na educação de adultos. O associativismo, a solidariedade e o voluntariado fazem parte do seu quotidiano. Ao longo da sua vida desenvolveu uma necessidade imperiosa de movimento feito de tranquilidade. Sempre precisou de calma para refletir e digerir as informações e os estímulos externos e assim, nasceu o seu interesse pelos modos de vida mais brandos, que surgem como contra corrente ao mundo acelerado. Em 2009, surgiu-lhe a ideia de formar uma associação com base nos princípios de uma tendência internacional, mas ainda muito pouco falada na altura. Com um grupo de amigos, deu corpo a essa ideia e é assim que surge o Movimento Slow Portugal.
É a fundadora e Presidente da Slow Movement Portugal e autora do livro Slow - As Coisas Boas Levam Tempo.

Conversas SlowPT 2
ConversasSlow_1_CarlHonore.png

EDIÇÃO #1

- CARL HONORÉ

Carl Honoré é jornalista e vive em Londres. Escritor premiado e palestrante do TED. Carl Honoré viaja pelo mundo para ensinar às pessoas a prosperar num mundo cada vez mais frenético. Como? Desacelerando. Publicados em 35 línguas, os seus livros chegaram às listas de bestseller em muitos países. Os seus três primeiros livros dão-nos a conhecer os motivos pelos quais mais rápido nem sempre é melhor e como desacelerar pode ajudar-nos a conquistar uma vida com mais significado, mais feliz e mais produtiva. É a voz do Movimento Slow internacional e sócio honorário do Slow Movement Portugal !