A NOSSA INTENÇÃO PARA 2021

Manifesto pela Cultura Slow

O Movimento Slow é um conceito abrangente e tem como pilar base o conceito do “tempo” que é transversal a tudo e que no Movimento Slow representa uma cultura de maior vagar, de uma vida mais desacelerada e sem pressas, respeitadora dos ritmos necessários para cada “coisa”, porque as coisas boas levam tempo. Ao invés de fazer a apologia do cansaço e de uma lentidão apática ou estagnada, o Movimento Slow defende pausas retemperadoras.


Viver a um ritmo Slow deve ser viver um ritmo equilibrado, que seja bom para o corpo e para a mente, bom para os relacionamentos, para as sociedades e para o planeta.


O modo de estar Slow é uma atitude transversal que se pode aplicar à vida em geral, desde a saúde e ambiente, passando pela alimentação, pela família, pelo trabalho e pelo lazer, pela educação, e estendendo-se à vida nas cidades e comunidades, à igualdade de género e à luta contra as discriminações e contra a pobreza, valorizando a restauração do equilíbrio, dos ritmos biológicos, dos laços sociais e dos valores essenciais do ser humano.


Pretendemos, ao longo do ano de 2021, dar-lhe a conhecer, de forma slow, as diversas vertentes Slow. 
Começámos, em janeiro, pelo Slow Medicine.

Em fevereiro, abordámos o Slow Planet.

Em março tivemos o Slow Living.

Em abril foi a vez do Slow Work.

Em maio, a Espiritualidade Slow.

Em junho, teremos a Alimentação Slow!
 

Junte-se a nós e navegue connosco em águas calmas...

... ao longo de um feliz e slow ano de 2021!