Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!

  • Facebook Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Parceiros:

Slow Movement © 2018

Buscar
  • slowpt

Algum do nosso Currículo em imagens - Recordação de um percurso


Por aqui fica uma resenha de imagens ilustrativas alguns momentos bons, memórias e atividades que a Associação organizou, viveu, participou... para olhar e desfrutar.

1 - Yoga com Crianças

2 - Slow Cooking - Arroz Colaborativo no Ecomarket da Organii - LX FACTORY

3 - Lançamento do livro 'Slow, as coisas boas levam tempo', na livraria Leya na Buckholz

- Apresentação do livro no Ecomarket da Organii na LX FACTORY

- Presença na Feira do Livro de Lisboa

4 - Cãominhada Histórica pelas ruelas e lugares do centro histórico da vila de Arruda

- Em parceria com a Associação de Proteção Animal: Patudos do Vale Encantado

5 - Programa com parceria Transnacional (Portugal/Itália/Galiza), de aplicação, treino e formação em Metodologias de Educação não Fomal e Comunicação Intercultural - Organização da parceira Associação ANIMAR

Aprender fazendo, aprender em interação com o mundo e com os outros e com metodologias práticas, motivadoras, criativas e inovadoras para serem aplicadas no trabalho e na educação com os jovens, adultos ou crianças.

Exemplos:

Trabalhar fora de contextos tradicionais como a sala de aula; trabalhar e aprender na floresta e na natureza; trabalhar e aprender em grande grupo, em pequeno grupo ou individualmente; realizar peddy pappers culturais para conhecer as cidades (neste caso Santiago de Compostela); mudar o espaço da sala de aula ou formação e torna-lo flexível e descontraído; usar jogos e dinâmicas de grupo; fazer uma aprendizagem ativa; realizar visitas de campo a projetos de cariz social, empresarial, cultural, rural ou ambiental, ter tempo para fomentar os laços pessoais e o espirito de grupo, os momentos de lazer, a meditação e contemplaçao na natureza, conhecer as tradições culturais e interagir em projetos artísiticos.

6 - Presença em eventos comunitários. Exemplo: Mercado Oitocentista, Arruda dos Vinhos, em parceria com a UIBI HUB

7 - Slow Travel - Organização de um itinerário por Portugal, dirigido a um grupo de 16 senhoras norte americanas (da cidade de Boston), historiadoras de gastronomia. Em parceria com a Cooperativa de Miro - Miro Viagens

Foram 2 semanas intensas mas também slow, em viagem pelo nosso país, onde todos em conjunto pudemos sentir Portugal por dentro, vivendo-o como sendo locais.

Uma viagem eno-gastronómica e cultural em zonas rurais, costeiras e urbanas, onde o nosso grupo travou conhecimento com as paisagens e com os usos e costumes portugueses, e em simultâneo podia participar em experiências diversas, como visitar os mercados locais, participar na confeção de receitas juntamente com os cozinheiros, receber massagens, passar meio dia com um pastor, visitar uma melaria, ver a secagem de peixe na Nazaré, ficar alojado em pequenas e lindas aldeias como a 'Aldeia da Mata Pequena' em Mafra ou a aldeia do Codeçal na zona do douro.

8 - Apresentações do movimento slow, pelo país através do livro 'Slow, as coisas boas levam tempo'.

Com isso houve a oportunidade de visitar e conhecer inúmeros projetos, entidades e pessoas que desenvolvem atividades interessantes, trocar e partilhar ideias, conhecer locais maravilhosos e deixar ainda lugar para muita diversão. Em vários momentos as apresentações e os momentos de convívio foram 'temperados' por Show/Slow cookings pela mão do nosso membro responsável pela área, e por música, na voz de um dos nossos elementos, maestro e intérprete de fados de Coimbra.

Até agora já fizemos sessões em Lisboa em diferentes locais, nomeadamenten a Lx factory e na Mercearia 'Maria Granel em Alvalade; em Serpa, com a 'Serpa Lovers'; em Castelo Branco com a 'EcoGerminar', na ilha de Santa Maria, nos Açores, com o 'Espaço em Cena'; em Coimbra com a 'Casa da Esquina', no Porto com a 'Leya na Latina'; na Curia com a Associação Curia; em Ponte de Lima no Agrupamento de Escolas António Feijó; na Arruda dos Vinhos a convite do Município de Arruda, no Centro Cultural do Morgado.

9 - Workshop sobre a construção de uma Pedagogia Slow, nas I Jornadas Pedagógicas do Agrupamento de Escolas António Feijó em Ponte de Lima.

10 - Organização do I Encontro Interespiritual do Vale Encantado intitulado: 'Construir Pontes ao Invés de Muros' - Realizado em Parceria com a Rede Animar, a Universidade Lusófona e o Município de Arruda dos Vinhos

Atividades:

- Debate Interreligioso com representantes das principais Fés em Portugal - Tema: Construir Pontes ao Invés de Muros

- Atelier Infantil de Cidadania Global

- Sessões de Yoga para adultos e Crianças

- Feirinha Interreligiosoa e Intercultural

- Jantar convívio

- Contos Mitológicos de culturas diversas

- Carrinha da Cidadania

- Música e canto Coral

11 - Slow Travel / Slow School - Porque na Slow acreditamos que a aprendizagem acontece ao longo de toda a vida, de uma forma não formal, ativa, interativa e em contexto, damos aqui testemunho de uma atividade realizada com um grupo sénior da nossa vila, Arruda dos Vinhos.

Fomos até Lavos e Figueira da Foz, conhecer o Museu do Sal e as Salinas, (um dos nossos membros é proprietário de umas salinas na Figueira da foz e produtor de sal artesanal), a atividade que surgiu a partir do interesse manifestado pelos próprio grupo a partir de uma outra atividade comunitária realizada anteriormente.

12 - Presença na Iª Natura Arruda do Vale Encantado - Organizada pela Escola Profissional de Reiki das Cardosas e contando com atividades variadas na área da saúde e bem estar.

13 - A associação é membro de uma rede de parceria comunitária forte e dinâmica, a rede UIBI, onde colaboram inúmeras pessoas e entidades dentro das mais variadas áreas

14 - Alguns Cartazes e imagens de atividades já realizadas:

- Palestra sobre Alimentação e Ambiente por Francisco Varatojo

- Workshop de técnicas para fotografar animais de estimação

- Cãominhada Histórica e Solidária pelas Rotas das Linhas de Torres - Parceria Associação Rota Histórica das Linhas de Torres e APA - Associação de Proteção Animal de Torres Vedras

- Workshop sobre financiamentos para o atual Quadro Cominário de Apoio - Parceria EAPN

- Workshop 'Contar Contos em Comunidade' - Parceria EAPN

- Concurso 'Vila Florida' - Atividade de incentivo para florir a vila de Arruda

15 - Quem fala de nós? Alguns recortes de imprensa sobre o movimento slow e com entrevistas à Slow Movement Portugal. São apenas alguns exemplos; para ver mais, consulte a página 'Comunicação', no nosso site.

16 - Workshop Slow Cooking

Ementa:

Deliciosa sopa de urtigas

Pizza mágica 'Bruxa d'Arruda'

(Tudo feito com ingredientes frescos e locais)

17 - Participação na Organização do Festival Comunitário ALLRUDA do Município de Arruda dos Vinhos, com inúmeras atividades sobre a temática da interculturalidade:

1 Viagem Intercultural e de Relaxamento pelos Sentidos: os participantes, numa sala tranquila e recolhida ouvem de olhos vendados um mix de música do mundo com muitas surpresas olfativas e táteis e sonoras. A dinâmica permite o diálogo sobre as questões da interculturalidade.

2 - Exposição sobre a diversidade e a unidade da Humanidade

3 - Workshop de Rua de Danças do Mundo

4 - Canto Coral com coro NAV e Fados de Coimbra

5 - Atividade Inclusiva :

Piquenique e arroz Intercultural, feito com o contributo de ingredientes trazidos por pessoas da comunidade de outras culturas, mas residentes em Arruda, numa metáfora em que a unidade é (arroz e água) e a diversidade os diferentes ingredientes (cogumelos chineses, abacate venezuelano, pimenta da terra açoreana, etc.). Esse era um pretexto para que cada pessoa que dava um dos elementos para o arroz, falasse de si próprio, da sua cultura e da integração na comunidade local.

18 - Algumas imagens de encontros da equipa slow, nos quais existem um tempo para o trabalho, e um tempo para o lazer e para o fortalecimento de laços...Trabalham os grandes e trabalham os pequenos, tudo numa atmosfera slow...

19 - Algumas atividades já realizadas no Espaço 'Slow School' da Escolinha de Camondes:

- Arranjo, Organização e Decoração do espaço feito em parceria e com recurso a reciclagem de materiais - Parceria Comunitária; Grupo/Movimento UpCycling e EntrAjuda - Banco de Bens Doados

- Danças de Roda, Danças do Mundo- Por Dália Lourenço : para famílias

- Teatro de Marionetas pelo grupo UHO

- Show Cooking - Slow Cooking - Por 'Casa do Sal'

- Tertúlias - Equipa Slow

- Jantares Convívio e Festas de Aniversário

- Reuniões de Trabalho

- Exploração e passeios pela zona natural envolvente


247 visualizações
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now