

Slow Kids | Crescer Sem Pressa
É importante crescer com tempo e no seu ritmo próprio
Noutros tempos, ainda não muito longínquos, tempos mais vagarosos, o ambiente e o ritmo de vida propiciavam mais facilmente que a interioridade brotasse. O silêncio e a quietude dos campos, o sino da aldeia, o suave som do mar ou do vento nos trigais, a simplicidade e maior escassez de brinquedos, as férias de Verão intermináveis, as histórias dos avós, a hora da sesta, as tardes de chuva sem televisão, faziam parte regular do dia-a-dia.
Hoje, não existindo esses momentos de forma natural, é preciso que, embora sem forçar nostalgias, se vá em busca de espaços e tempos que possam promover essa interioridade e reflexão, tanto no seio da família como da comunidade.
​
Slow Kids é um conceito baseado nestes pressupostos - a criança deve aperceber-se, por si própria, que o mundo todo é um espaço de aprendizagem, com coisas boas e coisas menos boas: a cozinha de uma casa, a vizinhança do bairro, os animais do bosque mais próximo, os fins de semana em família, entre tantas outras coisas.
​
​
Alguns princípios do Slow Kids mais importantes:
​
1- Dar um espaço diário para a criança brincar livremente sem a intervenção do adulto.
​
2- Estabelecer limites e saber dizer não, nomeadamente no que respeita ao uso abusivo das tecnologias, incentivando atividades físicas, de preferência ao ar livre e jogos didáticos.
​
3- Permitir momentos frequentes de sossego, silêncio, solidão saudável e ausência de estímulos
externos na vida de uma criança, permitindo esvaziar a mente.
​
4- Permitir que a criança “se aborreça”, porque é do tédio que surge a criatividade, com a
necessidade de preencher esse mesmo tédio.
​
5- Desacelerar a vida e a rotina dos adultos é, desde logo, o primeiro passo para desacelerar a vida
das crianças.