Slow Medicine | Medicina com Ética

Uso do bom senso na assistência ao doente.

« A “Slow Medicine” resgata a primazia do tempo na ciência e na arte de cuidar. Tempo para ouvir, tempo para refletir, tempo para construir relações sólidas e duradouras entre médicos, pacientes, famílias e comunidade.

Trata-se de uma filosofia e de uma prática médica que buscam oferecer o melhor cuidado ao paciente, baseando-se nas melhores evidências científicas, centrando o foco no paciente e em seus valores, elaborando decisões ponderadas e cautelosas, sempre que possível compartilhadas. Propomos um cuidado que busque a tecnologia apropriada à singularidade de cada paciente e de sua situação vivencial, tendo como premissa que nem sempre fazer mais significa fazer o melhor. » *

 


« (...) a Slow Medicine não é uma especialidade ou uma nova modalidade assistencial e muito menos uma forma de “medicina alternativa”, mas é, simplesmente, um incentivo à adoção dos princípios básicos e tradicionais da assistência ao doente, aprimorados pelo uso sensato e criterioso de todos os avanços tecnológicos, sejam diagnósticos como terapêuticos.

(...)

[a Slow Medicine] pretende promover um atendimento de alto nível, mas resgatando nossos valores tradicionais e enfatizando que o exercício da medicina deve ser realizado de acordo com os princípios fundamentais da ética e do respeito para com os pacientes, com a sociedade e com os colegas, e não movido por interesses econômicos ou de promoção pessoal»

 

Dario Birolini

(in https://www.slowmedicine.com.br/o-exercicio-da-slow-medicine-a-guisa-de-um-conceito/)

* Saiba mais sobre este conceito mais no site https://www.slowmedicine.com.br

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!

  • Facebook Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Parceiros:

Slow Movement © 2018

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now