
ESCOLA SLOW
Escola com tempo
Slow schools (escolas slow)e slow education (educação slow) podem referir-se a diferentes aspetos educativos.
Algumas pessoas usam o termo ‘slow schools’ para se referirem às escolas que se esforçam por trazer o ‘slow food’ para o domínio das cantinas, bares e atividades escolares.
Para outros, e para nós, o conceito Escola Slow tem implicações bem mais vastas que incluem aspectos pedagógicos, éticos, culturais, que visam a formação integral do ser humano nas suas diferentes fases e esferas de vida.
As Escolas Slow podem encorajar formas de interação e aprendizagem mais fundamentadas na cooperação e complementaridade do que na competição, podem valorizar os contextos e situações de aprendizagem informal e não-formal para além dos contextos formais, podem valorizar a adaptação dos currículos às características individuais de aprendizagem e aos tipos múltiplos de inteligência.
Incentivam também as crianças não só para as situações de estimulação mas também para as pausas e relaxamento de forma a que possam ordenar as ideias de uma forma estável e criativa. Interessam-se pelos diferentes contributos dados pelos diversos métodos pedagógicos valorizando os pontos fortes de cada um numa atitude de integração e compensação.
O movimento slow apoia por princípio a aprendizagem ao longo da vida, a certificação de competências, a educação de adultos e as metodologias de histórias de vida.
A par da escola surge a atitude parental na educação, e a relação pais/filhos, que também tem sido alvo de atenção no âmbito do Movimento Slow como atestam os websites ‘The Idler’, slowfamily living ou o livro de Carl Honoré "Under Pressure: Rescuing Our Children From The Culture Of Hyper-Parenting“. E que preconizam uma forma mais descontraída de relacionamento e educação.
Trata-se de uma temática que se relaciona com a questão das relações interpessoais e sociais em geral e que é abordada por alguns blogues e sites dentro do âmbito do Movimento Slow relacionados com a família.
A questão das crianças, da família e da educação pode revelar-se muito pertinente no âmbito do Movimento slow e alarga-se para o envolvimento de toda a comunidade onde se insere.
Saiba mais...
... sobre como iniciar o ano letivo mais conscientemente numa entrevista do Diário de Coimbra à Sofia Pereira...
... ou espreite outras sugestões, na nossa página de Divulgação.